segunda-feira, 6 de março de 2017

Jean -Luc Godard



Quando o pai do pai do meu pai tinha uma tarefa difícil de executar, ia a um certo lugar na floresta, fazia uma fogueira… e mergulhava numa prece silenciosa. E o que tinha a fazer era feito.

 Quando o pai do meu pai se confrontou com a mesma tarefa, ia ao mesmo lugar na floresta e dizia: ‘Já não sabemos acender a fogueira, mas ainda sabemos a prece’. E o que ele tinha a fazer foi feito. 

Mais tarde… Quando o meu pai se confrontou com a mesma tarefa, também ele foi à floresta e disse: ‘Já não sabemos acender a fogueira. Já não conhecemos os mistérios da prece, mas ainda sabemos o lugar exacto na floresta, onde tudo acontecia. E isso deve bastar’. E foi o suficiente.

 Mas quando me deparei com a mesma tarefa, fiquei em casa e disse… ‘Já não sabemos acender a fogueira. Já não sabemos as preces. Já nem sabemos onde fica o lugar na floresta. Mas ainda sabemos contar a história’
 
Jean-Luc Godard, Hélas Pour Moi [1993]

Sem comentários: